DELIBERATIVAS

Desenhadas para discussão e produção de decisão política. Aplicação: utilização por conselhos, comissões, fóruns deliberativos e outros órgãos colegiados.

CONSULTIVAS

Projetadas para o acolhimento e sistematização da opinião do público a partir de uma demanda formal do Estado. Aplicação: utilização pelo cidadão e por organizações para emitirem opinião ou produzirem proposições sobre projetos onde tais insumos serão levados em conta pelo órgão governamental na execução da ação, serviço, produto.

PARTICIPATIVAS

Desenhadas para a inserção da participação pública em processos informais e dialógicos que estimulem o debate sobre temas de interesse geral. Aplicação: utilização pelo cidadão para tomar parte em discussões públicas e interagir com os órgãos governamentais.

INFORMATIVAS

Voltadas para publicação e divulgação de dados, transparência e acompanhamento de ações. Aplicação: utilização pelo cidadão para obter informação ou acompanhar ações governamentais.

PETIÇÕES / AGENDAMENTO

Desenvolvidas para permitir ao cidadão agendar/pautar a discussão com o governo, ou seja, quais serão os temas e possíveis encaminhamentos (soluções) para as demandas, como é o caso das e-petições.

WEBCIDADANIA

Ferramentas criadas e mantidas por agentes da sociedade civil, que buscam avançar questões relacionadas à cidadania no cotidiano, como discussões sobre a cidade (eg. Cidade democrática).